Novidades

Enchimento mesclado para torre de resfriamento é a solução?

Toda torre de resfriamento é projetada para utilizar uma configuração de peças específica para atender ao desempenho desejado.
Mas, não é somente o desempenho térmico que define o projeto, a qualidade da água e sua composição também influencia nas escolhas de suas partes, principalmente na seleção do enchimento, também chamado de recheio ou colmeia.

Enchimento mesclado para torre de resfriamento é a solução?
Enchimento mesclado para torre de resfriamento é a solução?

A área de contato do enchimento de uma torre de resfriamento implica diretamente na formação da película total de água, determinante para o melhor desempenho do equipamento.

Podemos afirmar que, de um modo geral, quanto maior a área molhada, tanto maior será a troca térmica, aumentando o poder de resfriamento da torre.

Porém, para se conseguir a maior área de contato, é necessário utilizar enchimentos mais complexos e mais “fechados”, o que pode antecipar o entupimento do conjunto em razão da maior restrição de passagem. Num projeto de uma torre de resfriamento nova, a qualidade da água e a sua sujidade acabam limitando o tipo de enchimento a ser aplicado, forçando muitas vezes a utilizar opções com menor área de contato e menor desempenho, para se evitar o entupimento precoce dos blocos.
O tratamento químico e a filtragem da água ajudam a melhorar as suas características, mas nem sempre são soluções disponíveis, e exigem grandes investimentos.

Há risco de entupimento de torre de resfriamento?

Importante salientar que nem sempre a maior concentração de sólidos implica em maior risco de entupimento, pois a aderência desse material contaminante também deve ser levada em conta. Somente uma análise cuidadosa da água pode dar a resposta precisa sobre esse risco.

Uma solução que alguns fornecedores de torres de resfriamento e serviços vêm aplicando é a mesclagem de enchimento, que consiste em usar diferentes modelos de enchimento no mesmo equipamento, usando uma versão que apresenta menor entupimento numa porção da torre, e uma versão mais fechada em outras camadas do conjunto.

Na prática, o ganho acaba sendo marginal, e ao final o entupimento é apenas transferido de lugar.

Há de se considerar, entre outros efeitos colaterais, a perda de carga que um enchimento com maior área de contato provoca, e que pode influenciar na vazão do ar.

A solução mais correta, adotada pela Termoparts, é a utilização de aditivos no enchimento que reduzem a incrustação de contaminantes.

Pioneira nessa solução, a Termoparts desenvolveu com fornecedores europeus dois aditivos redutores de aderência de sólidos, sendo um específico para modelos de enchimento de torre de resfriamento fabricados em PVC e outro para modelos em PP (polipropileno).

Esses aditivos foram desenvolvidos e são aplicados hoje exclusivamente pela Termoparts, e conseguem reduzir em até três vezes o índice de entupimento nos enchimentos seus enchimentos.

Não existe produto similar com estas características, apesar de alguns fornecedores afirmarem que revendem o modelo. Este produto é de fornecimento exclusivo da Termoparts em venda direta aos projetos desenvolvidos por ela aos seus clientes, não existe revenda desse produto até pela sua alta demanda.

Esta solução de uso de aditivos representa um avanço tecnológico importante, e consumiu anos de pesquisas para oferecer algo definitivo que resolvesse o maior problema que reduz a vida útil de um enchimento.

Os resultados foram tão animadores que estes aditivos foram estendidos aos bicos aspersores, já que alguns modelos também sofrem com a contaminação da água.

É importante lembrar que o entupimento do enchimento não ocorre rapidamente e inesperadamente, ele é lento, e durante todo o tempo em que ele se alastra o rendimento da torre vai piorando aos poucos.

Antes de comprar um enchimento que supostamente ofereça esta tecnologia, é importante exigir o certificado de origem para confirmar se foi fabricado pela Termoparts e com essas características, e consultar a originalidade desse documento junto ao fabricante.

A solução de se utilizar enchimentos para torres de resfriamento com menor índice de entupimento é mais interessante do que a mistura de modelos, porque além de preservar a originalidade e as características desejadas do equipamento e reduzir a perda de carga, ela atua na raiz do problema, ou seja, reduzindo a aderência dos sólidos concentrados na água, e não varrendo o problema para debaixo do tapete.

Termoparts está apta a oferecer toda a assistência necessária para identificar o modelo certo para a sua aplicação.

Gostaria de mais informações acesse: http://torreresfriamento.com.br/tr/24/torre-de-resfriamento-funcionamento/o-que-e-uma-torre-de-resfriamento/

Este texto é propriedade intelectual da Termoparts Equipamentos Industriais, e está protegido pelas leis de direitos autorais, não sendo permitido a sua cópia, divulgação, reprodução ou qualquer outro uso não autorizado pelo seu autor. A não observação destas exigências implicará em sanções legais aos infratores.