Artigos

Torres de Resfriamento e o monitoramento de dados

Conhecer o comportamento de uma torres de resfriamento ao longo do dia é muito importante quando se quer compreender as suas variações de desempenho.

Uma torre de resfriamento de água sofre mudanças de comportamento conforme a vazão, a temperatura de bulbo úmido e seco, as temperaturas de entrada e outros fatores que podem estar relacionados não somente às condições ambientes, mas também com as variações do processo produtivo.

Algumas vezes uma torre de resfriamento pode apresentar instabilidades e deficiências de troca térmica, e identificar o que ocorreu no processo antes, durante e depois da falha nos ajuda muito a identificar as verdadeiras causas do problema, que pode ser desde condições ambientais desfavoráveis, até a entrada de funcionamento de algum equipamento, ou a atuação simultânea de vários equipamentos exigindo uma demanda de água fria que a torre é incapaz de fornecer.

Torres de resfriamento é importante monitoramento de dados?

Monitoramento de torres de resfriamento
Monitoramento de torres de resfriamento

É muito comum encontrarmos empresas que, diante de uma reclamação de baixo desempenho de uma torre de resfriamento, ofereça unidades novas ou soluções dispendiosas desnecessárias.

Quando fazemos um estudo mais detalhado, descobrimos que o problema pode ser pontual e remediado com soluções muitas vezes simples e baratas. Mas, para chegarmos a alguma conclusão, um estudo especializado deve ser feito para entender o que acontece durante o tempo de uso da torre, e isso inclui instrumentos registradores estrategicamente instalados, que oferecerão dados avaliados por softwares específicos que poderão auxiliar na identificação das causas da perda de desempenho.

Esses registradores atuam continuamente, 24 horas, por dias, semanas ou meses, coletando dados operacionais e gravando estas informações em suas memórias, que posteriormente serão transferidas para programas de análise de dados. Alguns instrumentos são capazes de realizar mais de mil leituras diárias, oferecendo detalhes que medições pontuais não são capazes de mostrar.

Teste de Performance ou Teste de Desempenho

A Termoparts oferece uma análise detalhada do comportamento de uma torre de resfriamento, coletando dados com instrumentos registradores operados a bateria e com proteção para ambientes agressivos. Alguns destes equipamentos são de desenvolvimentos próprios, e específicos para essa finalidade.

Com a ajuda de softwares de análise de desempenho é possível oferecer um retrato exato do comportamento da torre ao logo do dia, da semana ou do mês, identificando com precisão o momento de falhas.

Esse estudo se diferencia do Teste de Performance, também chamado de Teste de Desempenho, pois, ele não oferece uma leitura de momento ou de um curto intervalo, mas de um período muito maior onde muitos fatores que podem influenciar o desempenho da torre são abrangidos nesta análise.

É sempre importante compreender o que acontece com a torre de resfriamento e as causas de suas falhas antes de optar por reformas, ampliações e recapacitações que muitas vezes não surtirão o efeito desejado, ou custarão muito mais caro do que o necessário para a solução do problema.

A Termoparts oferece estudos técnicos com equipamentos específicos para todo tipo de análise.

A Termoparts está apta a oferecer toda a assistência necessária para identificar o modelo certo para a sua aplicação.