Artigos

Porque uma torre de resfriamento vibra?

Dependendo da torre de resfriamento, é normal que ela vibre um pouco, mas essa vibração é pequena e muitas vezes pouco perceptível.

Quando a vibração é muito elevada, isso pode indicar problemas que devem ser corrigidos.

Vibração em Torre de resfriamento
Vibração em Torre de resfriamento

Uma hélice de um conjunto ventilador desbalanceada ou com danos vai provocar vibrações que irão danificar mancais, rolamentos, motores, correias e outras partes do conjunto da hélice. Se o problema não for corrigido de imediato, os danos que essa vibração vai provocar representarão num gasto maior no futuro para corrigir problemas mais extensos.

A vibração também pode ser decorrente do fluxo de ar no interior da torre, e pode indicar partes soltas ou desajustadas, além de outros problemas estruturais.

O conjunto de distribuição de água de uma torre de resfriamento também pode provocar vibrações, caso esteja mal fixado, por exemplo. O fluxo de água pelos dutos ou canais vai fazer com que o conjunto vibre, provocando vazamentos e rachaduras em algumas partes do conjunto.

É importante ter conhecimento que vibrações podem indicar problemas sérios que poderão se agravar com o tempo, causando problemas maiores e até mesmo a parada completa do equipamento por dias, até que seja reparado.

Identificando problemas em Torre de resfriamento

Problemas identificados logo no começo podem evitar surpresas bem desagradáveis, por isso é recomendável fazer uma inspeção criteriosa do equipamento e manter a sua manutenção preventiva em dia. A torre de resfriamento, com alguns cuidados, é um equipamento que apresenta baixa manutenção e elevada confiabilidade. Não é um equipamento que costuma apresentar falhas, e deve assim operar por um longo tempo sem sofrer com paradas inesperadas, muitas vezes catastróficas para a produção industrial.

Vibrações devem ser investigadas e eliminadas logo no começo, ou, dependendo da situação, devem orientar ações para a próxima manutenção preventiva da torre.

Existem dispositivos que podem identificar vibrações indesejadas (ver mais) e emitir uma sinalização antecipada do problema, ou, em casos mais graves, realizar até o desligamento preventivo do equipamento antes que algo pior aconteça, inclusive envolvendo até acidentes pessoais.

Gostaria de mais informações acesse: http://torreresfriamento.com.br/tr/24/torre-de-resfriamento-funcionamento/o-que-e-uma-torre-de-resfriamento/

Este texto é propriedade intelectual da Termoparts Equipamentos Industriais, e está protegido pelas leis de direitos autorais, não sendo permitido a sua cópia, divulgação, reprodução ou qualquer outro uso não autorizado pelo seu autor. A não observação destas exigências implicará em sanções legais aos infratores.