Artigos

Vazamentos em torres de resfriamento

Um problema que incomoda muitos usuários de torres de resfriamento de água é o vazamento de água que, além de exigir a sua reposição, provoca um aspecto ruim ao redor da torre, aumenta os riscos de acidentes por provocar escorregões, e também provoca a corrosão e outros danos em tubulações e até outros equipamentos próximos da torre.

Vazamentos em torres de resfriamento
Vazamentos em torres de resfriamento

Vamos começar este artigo com uma boa notícia: todo vazamento numa torre de resfriamento pode ser reparado. Portanto, não é preciso conviver com o problema ou imaginar que a troca da torre será necessária.

Mas, quais as origens destes vazamentos de torres de resfriamento?

A torre pode perder água por muitas razões, e somente uma avaliação cuidadosa pode determinar com precisão a causa dessa perda. O vazamento pela estrutura ou fechamento da torre de resfriamento é bastante comum, e pode ocorrer pelas paredes da torre ou até pela sua bacia de água fria.

Torres de resfriamento fabricadas em fibra de vidro (PRFV) podem sofrer fissuras ou trincas, até mesmo sem interferência externa. As causas mais comuns são a erosão que enfraquece a fibra ou mesmo uma fragilidade decorrente da própria economia de sua fabricação.

Além disso, a vibração do conjunto e o ressecamento da vedação das partes podem criar caminhos para a passagem de água.
Nestes casos, identificado o problema, a solução pode ser refazer a vedação do conjunto ou a laminação das regiões prejudicadas, impedindo assim a fuga de água. É perfeitamente possível solucionar esse problema e acabar com todos os vazamentos decorrentes dessas causas.

Em torres fabricadas em alvenaria, fissuras e passagens abertas pelas paredes e bacias também provocam a perda de água, o que exige soluções como reparo da alvenaria ou até procedimentos mais simples, como a vedação ou a laminação de partes para estancar o vazamento.

Em bacias com grandes danos, laminar o seu interior com fibra pode ser mais barato e mais simples do que refazer toda a alvenaria, o que algumas vezes nem é possível.

A perda de água também decorre de problemas de projeto. Algumas torres de resfriamento de água apresentam falhas em seu desenho que provocam o surgimento de “caminhos” de água pelas paredes, que fazem com que ela escorra para fora. A utilização de defletores é uma solução simples e barata para solucionar esse problema, mas deve ser feita com muito cuidado. Muitas vezes aplicam-se painéis na parte interna sem muitos critérios, e que provocam perda de carga (prejudicam o fluxo de ar), interferem na distribuição homogênea da água e até causam o surgimento de turbulências pela interferência no fluxo de ar. (mais informações em https://www.termoparts.com.br/artigos/conceitos-sobre-perda-de-agua-em-torres-de-resfriamento/)

A utilização de defletores também é uma opção para eliminar a perda de água pelas venezianas de entrada de ar, quando outros tipos de reparo não podem ser feitos.

Algumas vezes a troca das venezianas por modelos mais atuais, com mais tecnologia, resolve o problema da perda de água e favorecem o seu fluxo, melhorando até o desempenho da torre.

Esse problema é mais visto em torres antigas, principalmente naquelas que usam venezianas lisas de concreto.

A perda de água também pode ocorrer pela saída do difusor, quando montado no topo da torre, e pode ser causada pela ineficiência dos painéis eliminadores de gotas, por danos no conjunto ou mesmo por alterações propositais do fluxo de ar para aumentar a sua velocidade para além da capacidade de retenção dos painéis, lembrando que ajustar a hélice para aumentar o fluxo de ar nunca foi uma solução para melhorar o desempenho da torre, mas pode provocar grande perda de água por arraste.
Neste caso, podemos perceber as gotas caindo ao redor da torre, o que confirma o diagnóstico.

Outras causas de vazamentos em torres de resfriamento podem ser encontradas, mas todas podem ser corrigidas, e a maioria delas é de fácil solução.

Termoparts está apta a oferecer toda a assistência necessária para identificar o modelo certo para a sua aplicação.

Gostaria de mais informações acesse: http://torreresfriamento.com.br/tr/24/torre-de-resfriamento-funcionamento/o-que-e-uma-torre-de-resfriamento/

Este texto é propriedade intelectual da Termoparts Equipamentos Industriais, e está protegido pelas leis de direitos autorais, não sendo permitido a sua cópia, divulgação, reprodução ou qualquer outro uso não autorizado pelo seu autor. A não observação destas exigências implicará em sanções legais aos infratores.