Análise de Água

  • Termoparts - Peças de Torres de Resfriamento
  • outubro 27, 2017
  • Comentários desativados em Análise de Água
  • Serviços

Análise de Água para Determinação de Partículas Sólidas Suspensas 

A Termoparts inova mais uma vez oferecendo um novo serviço aos seus clientes.
Em laboratório próprio, a Termoparts realiza a análise de água para determinação da quantidade de partículas sólidas suspensas (ppm) mg/L.

O que é o TDS? 

TDS (Total Dissolved Solids), traduzido como Total de Sólidos Dissolvidos, ou Total de Sólidos Suspensos, representa a proporção de impurezas contidas na água, e é representada em partes por milhão, ppm (parts per million).
Quanto maior a pureza da água, menor este número, o que é bastante desejável.

Qual a importância disso para uma torre de resfriamento? 

É sabido que a quantidade de sólidos suspensos na água tem uma implicação direta com a aderência de partículas nos componentes internos da torre, principalmente tubulação, bicos e enchimento. Quanto maior a impureza da água, maior a possibilidade de ocorrer entupimentos e danos prematuros a estes componentes.

Em alguns casos, a contaminação (sujeira) excessiva pode provocar a queda dos internos de uma torre de resfriamento, danificando vários componentes e até a estrutura da torre, podendo levá-la a sua total destruição.

Antes, porém, de ocorrer um dano deste porte, a torre vai perdendo rendimento com a má distribuição de água causada pela obstrução parcial e até total de bicos, tubulação e enchimento. O próprio aumento de pressão no sistema já é preocupante, podendo causar danos ao sistema de distribuição de água e à bomba.

Quais outros benefícios o conhecimento da qualidade da água pode proporcionar? 

Sabemos que o tratamento da água industrial é algo relativamente novo. Houve uma época que não havia preocupação com a utilização da água de rios, e o reuso da água vinda do processo industrial não era comum.
Além disso, o ambiente aberto onde normalmente se instalavam as torres era mais agressivo, com movimentação de sólidos e excesso de contaminantes ao redor do equipamento.

Com o tempo as indústrias foram aperfeiçoando o processo, e a água recebeu uma atenção maior, com um tratamento mais adequado, reduzindo bastante a quantidade de sujeira em sua composição.
Em virtude disso, os fabricantes de torres de resfriamento na época utilizavam componentes de menor desempenho, com bicos aspersores (spray) de desempenho mais modesto, e enchimento de canais bem abertos, ou mesmo do tipo barra de respingo. Isso forçava a construção de torres enormes para compensar o baixo rendimento da troca térmica.

Hoje, sem terem conhecimento disso, muitas empresas acabam realizando reformas em seus equipamentos utilizando os mesmos componentes da época, desnecessariamente, ou acabam ainda adquirindo novas torres, quando a simples readequação dos componentes de baixo rendimento da torre já instalada em face da realidade da atual qualidade da água, seria suficiente para proporcionar um significativo ganho no desempenho do equipamento.

Quando deve ser realizada a análise de água de uma torre? 

É importante fazer um acompanhamento, mensal ou até trimestral (se o processo for bem estável), para determinar a variação da qualidade da água. Identificando uma contaminação excessiva, convém realizar um tratamento da água do sistema.
É uma medida preventiva que irá assegurar o melhor desempenho e durabilidade do equipamento.

É conveniente, também, que esta análise seja realizada durante a manutenção do equipamento, havendo ou não a necessidade de troca dos componentes internos, pois é uma oportunidade de readequar os componentes para as condições reais da água, e assim obter um ganho significativo no desempenho da torre.

Na recapacitação de uma torre, esta medição se faz muito útil, pois pode apresentar caminhos para uma melhora do seu desempenho térmico.
No restante do mundo, é condição básica a avaliação da água antes de determinar os componentes de reposição para manutenção de torre de resfriamento, pois trata-se de procedimento de grande importância e que traz benefícios ao rendimento do equipamento, à sua durabilidade e também na economia da reforma.

Como é realizado o teste? 

A amostra coletada, através de um procedimento padrão, é enviada ao nosso laboratório, e analisada em equipamentos novos e de grande precisão. As informações são processadas e avaliadas, constituindo, assim, os elementos necessários para elaboração de um laudo, que indicará a quantidade proporcional de impurezas contidas na amostra.

 

É um teste demorado ou caro? 

Não. O teste é realizado em prazo bastante curto, e seu custo é muito acessível.
Pode-se dizer que seu custo é praticamente irrisório se comparado aos benefícios que proporcionará ao equipamento, seja em sua melhor manutenção, ou na hora de adquirir novos componentes para reparos na torre.
É altamente recomendável realizar a análise da água antes de adquirir os novos componentes, para o que Departamento de Engenharia possa determinar as melhores opções para as condições atuais da água do processo.
A análise não é terceirizada, e por isso é realizada rapidamente e com total segurança e precisão.

Faça a análise de sua água sempre nas seguintes condições:

– Durante a manutenção do equipamento
– Antes de comprar novos componentes de reposição
– Para avaliar a possibilidade de aumento de desempenho térmico (recapacitação) evitando a compra desnecessária de uma torre nova
– Quando constatar entupimento frequente dos componentes internos da torre
– Para conhecer melhor o seu processo

A Termoparts oferece análise da água Gratuita aos seus clientes que vierem a adquirir seus produtos para recapacitação e reforma, fornecendo, ainda, total assessoria para identificar os componentes mais recomendados para cada caso.

Seu equipamento e seu bolso só têm a ganhar com a análise de sua água.

 

Baixe este informativo técnico sobre análise de água de torre de resfriamento em pdf:

Baixar Informativo Técnico de Análise de Água em Torre de Resfriamento

Mais sobre o assunto:

Saiba Mais Sobre Recapacitação de Torre de Resfriamento