O enchimento filme colmeia TEF 12 e TEF 19 e outros de sua linha, fabricados em PVC, são reconhecidamente os enchimentos mais eficientes do mercado para uso em torres de resfriamento de água, pois apresentam elevada área de contato, baixo risco de entupimento, excelente formação de película molhada na superfície das folhas, melhor troca térmica da categoria e a menor perda de carga entre os modelos existentes.
Com essas características, o enchimento tipo filme poderia ser recomendado para todas as aplicações, ou não?
Apesar de oferecer uma troca térmica mais eficiente e ter um rendimento térmico superior, infelizmente o enchimento tipo filme colmeia não pode ser usado em todas as aplicações.
Mesmo os modelos TEF, apresentando aditivos exclusivos para evitar a incrustação de sólidos (os únicos do mercado com essa característica), o risco de entupimento de um enchimento colmeia ainda é maior que os outros tipos, como o enchimento grade trapezoidal ou as barras de respingo.
Isso ocorre porque o enchimento filme colmeia é formado de folhas com um perfil característico, que quando soldadas (os modelos TEF 12 e TEF 19 não usam cola), formam canais estreitos de difícil acesso para limpeza.
Enchimento filme usa aditivos?
O uso de aditivo para reduzir o entupimento vai oferecer um tempo de uso muito maior que o modelo comumente encontrado no mercado, mas não fará milagres.
A recomendação para uso do enchimento filme colmeia, no que se refere à sua aplicação em torres de resfriamento de água, é que ele seja utilizado em águas com menor índice de contaminação.
Mas, mesmo com água com maior concentração de sólidos, muitas vezes o enchimento filme é avaliado e utilizado, pois seus benefícios podem ser mais atraentes.
Um exemplo desse tipo de aplicação é uma torre de resfriamento que apresenta uma concentração de sólidos que não seja a ideal para a seleção desse tipo de enchimento, mas que não atende à performance térmica desejada. Muitas vezes a aquisição de uma nova torre se torna muito cara, pois obriga a desmontagem da atual, readequação de tubulação e bombas, montagem da nova torre, além de seu próprio investimento.
Neste caso, o usuário opta por apenas utilizar o enchimento tipo filme colmeia na sua torre de resfriamento já instalada, resolver o problema de troca térmica, e realizar a troca do enchimento em intervalos de tempo menores.
Isso é interessante porque, mesmo com a água mais contaminada, a possibilidade de trocar o enchimento a cada um ano, por exemplo, se mostra muito mais vantajosa do que a readequação de todo o equipamento.
Em alguns casos, a troca mais frequente do enchimento filme colmeia também é compensada pela economia em razão das perdas por evaporação e arraste, e pela manutenção mais econômica das bombas e ventiladores.
Assim, com o que se economiza em todo esse processo, mesmo a troca mais frequente do enchimento se mostra mais interessante.
Cada caso é um caso, e deve ser avaliado quanto aos benefícios da substituição do enchimento atual pelo modelo colmeia.
Para comprar enchimento filme eu preciso de um profissional?
Peça sempre um estudo formal e garantias de desempenho, também por escrito.
Esse estudo é necessário para garantir o sucesso da decisão tomada, mas muitos fornecedores não estão preparados para fazer esta análise com os cuidados necessários, ou utilizam enchimento filme obsoleto, com baixo desempenho e sem aditivos de redução de incrustação, lembrando que somente a linha de enchimentos filme TEF 12, TEF 19, TEF 21 e TEF 40 oferece esse exclusivo aditivo patenteado, além de criarem uma película de água superficial mais contínua, também em função do uso de um aditivo exclusivo, o que faz com que esses modelos ofereçam o maior desempenho térmico da categoria.
Antes de comprar enchimento para a sua torre de resfriamento, consulte a Termoparts, uma empresa especializada no desenvolvimento, fabricação e aplicação de componentes para qualquer modelo de torres do mercado.
Gostaria de mais informações acesse: http://torreresfriamento.com.br/tr/24/torre-de-resfriamento-funcionamento/o-que-e-uma-torre-de-resfriamento/
Este texto é propriedade intelectual da Termoparts Equipamentos Industriais, e está protegido pelas leis de direitos autorais, não sendo permitido a sua cópia, divulgação, reprodução ou qualquer outro uso não autorizado pelo seu autor. A não observação destas exigências implicará em sanções legais aos infratores.