Dependendo da torre de resfriamento, é normal que ela vibre um pouco, mas essa vibração é pequena e muitas vezes pouco perceptível.
Quando a vibração é muito elevada, isso pode indicar problemas que devem ser corrigidos.
Uma hélice de um conjunto ventilador desbalanceada ou com danos vai provocar vibrações que irão danificar mancais, rolamentos, motores, correias e outras partes do conjunto da hélice. Se o problema não for corrigido de imediato, os danos que essa vibração vai provocar representarão num gasto maior no futuro para corrigir problemas mais extensos.
A vibração também pode ser decorrente do fluxo de ar no interior da torre, e pode indicar partes soltas ou desajustadas, além de outros problemas estruturais.
O conjunto de distribuição de água de uma torre de resfriamento também pode provocar vibrações, caso esteja mal fixado, por exemplo. O fluxo de água pelos dutos ou canais vai fazer com que o conjunto vibre, provocando vazamentos e rachaduras em algumas partes do conjunto.
É importante ter conhecimento que vibrações podem indicar problemas sérios que poderão se agravar com o tempo, causando problemas maiores e até mesmo a parada completa do equipamento por dias, até que seja reparado.
Identificando problemas em Torre de resfriamento
Problemas identificados logo no começo podem evitar surpresas bem desagradáveis, por isso é recomendável fazer uma inspeção criteriosa do equipamento e manter a sua manutenção preventiva em dia. A torre de resfriamento, com alguns cuidados, é um equipamento que apresenta baixa manutenção e elevada confiabilidade. Não é um equipamento que costuma apresentar falhas, e deve assim operar por um longo tempo sem sofrer com paradas inesperadas, muitas vezes catastróficas para a produção industrial.
Vibrações devem ser investigadas e eliminadas logo no começo, ou, dependendo da situação, devem orientar ações para a próxima manutenção preventiva da torre.
Existem dispositivos que podem identificar vibrações indesejadas (ver mais) e emitir uma sinalização antecipada do problema, ou, em casos mais graves, realizar até o desligamento preventivo do equipamento antes que algo pior aconteça, inclusive envolvendo até acidentes pessoais.
Gostaria de mais informações acesse: http://torreresfriamento.com.br/tr/24/torre-de-resfriamento-funcionamento/o-que-e-uma-torre-de-resfriamento/
Este texto é propriedade intelectual da Termoparts Equipamentos Industriais, e está protegido pelas leis de direitos autorais, não sendo permitido a sua cópia, divulgação, reprodução ou qualquer outro uso não autorizado pelo seu autor. A não observação destas exigências implicará em sanções legais aos infratores.