A hélice para torre de resfriamento faz parte do conjunto ventilador que gera o fluxo de ar na torre, que circula entre o conjunto de enchimento por onde também circulam as gotas de água quente. O processo é parecido em torres de resfriamento counterflow e crossflow, e ambas utilizam conjuntos ventiladores com a mesma função.
O sistema de ventilação só não é utilizado em torres de resfriamento de tiragem natural, que trabalham com um projeto diferente.
A hélice para torre de resfriamento é um conjunto formado de pás, cubo e elementos de fixação (parafusos, porcas, etc.). O cubo da hélice vai preso ao eixo de um motor, de um redutor ou de um mancal quando é utilizado um sistema de tração por polias e correias.
A hélice é responsável por mudar a pressão interna da torre, que se vê forçada a buscar o ar externo para compensá-la, e daí temos a geração de um fluxo constante de ar.
Uma hélice para torre de resfriamento é formada pelas pás que provocam o arraste de ar, e que são fixadas num cubo que pode ser de aço, alumínio ou mesmo de material plástico.
A maioria das hélices para torre de resfriamento permite o ajuste do ângulo das pás, e são preferíveis, pois possibilitam o ajuste preciso do fluxo de ar.
Depois de fabricadas, e até mesmo instaladas, as hélices devem ser balanceadas para evitar vibrações que prejudicam os componentes do ventilador e causam diversos problemas numa torre de resfriamento.
A rotação da hélice vai depender do projeto da torre de resfriamento, e é um dado importante para fabricação de uma hélice nova.
As pás que formam a hélice variam em quantidade, conforme o projeto, e são fabricadas em PP (polipropileno), alumínio, fibra de vidro (PRFV), nylon, aço e outros materiais, cada um com as suas características típica e para uso conforme projeto.
Quando uma hélice de torre de resfriamento não está ativa (girando) a temperatura interna da torre pode subir muito, causando problemas de perda de desempenho pela baixa troca de calor nestas condições.
Em alguns casos, onde se utilizam sistemas supervisórios ou controles inteligentes, e dependendo das condições do processo e climáticas, a velocidade de giro da hélice de uma torre de resfriamento pode ser reduzida, ou interrompida totalmente em alguns intervalos. Com isso é possível preservar o conjunto de desgastes naturais de uso e economizar energia elétrica.
No passado uma hélice de torre de resfriamento era produzida com pás em aço ou alumínio, que aos poucos foram substituídas pelos atuais modelos em fibra de vidro e PP.
As hélices, dependendo do material de fabricação e da tecnologia empregada, diferenciam-se pelo peso, pelo seu desempenho em produzir o fluxo de ar, pela durabilidade e resistência, e outros fatores.
A hélice de uma torre de resfriamento é mais um item que evoluiu muito nos últimos anos. Tornaram-se mais leves, resistentes, e estudos aerodinâmicos geraram perfis mais eficientes, que exigem menos potência do motor e fornecem um fluxo maior de ar.
São poucas empresas que produzem hélices com a qualidade desejada para utilização em torres de resfriamento, e muitas utilizam perfis antigos e componentes fracos e de pouca durabilidade.
Os problemas mais comuns de uma hélice para torre de resfriamento são: o desbalanceamento, quebras ou trincas nas pás, pás que se soltam e chegam a causar danos graves ao redor, erosão na borda de ataque, desregulagem do ângulo das pás e outros menos frequentes.
A Termoparts desenvolveu uma tecnologia que acaba com o problema tão comum de erosão nas hélices de torre de resfriamento fabricadas em fibra de vidro, aumentando a sua vida útil e evitando os constantes reparos da hélice em relação a este problema.
Uma hélice bem cuidada pode durar muitos anos apenas com alguns poucos procedimentos de conservação.
É preciso estabelecer um plano de inspeção para uma hélice de torre de resfriamento, verificando vibrações, eventuais trincas, folgas na fixação do conjunto e desgastes por erosão.
Esses problemas podem levar a quebra do conjunto, que em alta rotação e por conta da sua energia cinética pode provocar danos graves ao conjunto mecânico que abrange eixo, motor, caixa de redução, mancal, e até na própria torre de resfriamento, causando a quebra do difusor e de outras partes. Além disso, em caso de danos na hélice de uma torre de resfriamento, ela pode ser lançada, completa ou somente as suas pás, com muita força em distâncias muito grandes, causando mais danos materiais e, pior do que isso, vindo a atingir uma pessoa e lhe causando graves danos físicos ou mesmo a sua morte.
Sempre faça a manutenção ou a substituição de uma hélice que já apresente sinais de problemas. Algumas hélices antigas de torres de resfriamento são difíceis de serem encontradas. A Termoparts fabrica hélices com as características originais, inclusive em fibra de vidro, para qualquer modelo ou marca de torre de resfriamento, ou oferece opções mais modernas e mais econômicas, dependendo do modelo.
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