O enchimento tipo grade, também conhecido por enchimento de contato tipo grade, é amplamente utilizado em torres de resfriamento, lavadores de gás, tratamento de água, etc.
Ele é formado por grades individuais unidas entre si através de um sistema de fixação por pinos de encaixe, constituindo blocos que apresentam resistência mecânica para serem instalados em suportes de sustentação metálicos ou em PRFV (fibra de vidro) localizados no interior da torre de resfriamento.
A função do enchimento tipo grade numa torre de resfriamento é promover uma obstrução parcial no caminho das gotas de água quente, que são espalhadas pelos bicos aspersores, aumentando a sua área de contato com o fluxo de ar forçado criado pelo sistema de ventilação da torre.
Definido por curvas de desempenho que variam de acordo com as suas características construtivas, o enchimento grade apresenta performances que variam muito em relação a cada modelo. É preciso estudar cada caso para definir o modelo de enchimento tipo grade mais adequado, pois a sua escolha vai influenciar diretamente no desempenho da torre, mas, a quantidade de sólidos suspensos na água é um fator importante para evitar o entupimento do conjunto, já que cada modelo de enchimento grade apresenta uma limitação diferente para suportar a quantidade de resíduos na água.
O enchimento tipo grade para torres de resfriamento, lavadores de gás e tratamento de água é fabricado em PP (polipropileno), e pode apresentar qualidade que varia muito em função da matéria-prima utilizada e da fabricação, já que muitos modelos são fabricados visando preço baixo e lucro alto, e nem de longe se parecem com o verdadeiro enchimento grade original.
O enchimento tipo grade é amplamente utilizado em torres de resfriamento, lavadores de gás, sistemas de tratamento de água e em muitas outras aplicações.
Em torres de resfriamento ele faz parte do recheio (também chamado de miolo), e proporciona a área de contato para a troca térmica. Em lavadores de gás ele fornece uma área de contato de água maior em alguns projetos mais específicos e atuais. Em tratamento de água ele auxilia no processo de decantação e filtragem.
O enchimento tipo grade utilizado em torres de resfriamento e outros equipamentos é formado por grades injetadas em PP (polipropileno), formada de segmentos de várias espessuras e com diferentes aberturas, conforme o modelo. Normalmente utiliza-se o formato de perfil trapezoidal, mas outros formatos são possíveis de serem encontrados no mercado, mais antigos ou mais modernos.
Essa construção do enchimento grade provoca uma obstrução parcial para a passagem das gotas de água espalhadas pelos bicos aspersores spray, provocando um aumento importante no desempenho de troca térmica de uma torre de resfriamento.
Cada modelo de enchimento grade fornece um desempenho característico, e quanto melhor a qualidade do produto, melhor será o resultado final do resfriamento da água.
Os blocos de enchimento tipo grade, depois de montados, apresentam uma resistência mecânica que permite a sua instalação sobre suportes de sustentação, normalmente formado por perfis de aço ou de PRFV (fibra de vidro). Os blocos são instalados horizontalmente e em camadas, cruzadas ou alinhadas, dependendo das características construtivas da torre.
Fator muitas vezes ignorado é o risco de incêndio, já que o PP é um produto altamente inflamável. Anualmente registram-se inúmeros casos de incêndio em torres de resfriamento, principalmente pela facilidade de combustão do enchimento tipo grade. Mas, é possível fabricar o enchimento grade com aditivos antichama, evitando-se, assim, esse risco indesejável.
Sendo o enchimento tipo grade um produto que apresenta uma característica de maior risco de entupimento, a recomendação é utilizar opções com aditivos que reduzem a aderência de sólidos em sua superfície, o que aumenta muito a sua vida útil e evita a limpeza frequente.
Importante lembrar que o enchimento tipo grade não entope repentinamente. O depósito de sujidade é gradual, porém numa razão exponencial de velocidade. Ou seja, quando a torre de resfriamento apresentar um entupimento completo na passagem pelo enchimento grade, muito antes disso o seu desempenho já terá começado a reduzir. Uma inspeção periódica é suficiente para avaliar as condições do enchimento tipo grade e indicar a necessidade de uma limpeza ou substituição.
A não ser que um enchimento grade apresente grandes deformações, danos profundos evidentes ou excesso de calcificação na superfície, a sua limpeza ainda é possível, evitando a troca prematura e dispendiosa do componente.
Se desejar conhecer melhor o trabalho que foi realizado e tirar dúvidas encontradas, entre em contato com nosso departamento técnico.
Endereço: R. Dr. Sérvulo Corrêa Pacheco e Silva, 328 - Novo Itu - Itu/SP, 13301150
Telefone: (11) 2429-2643 - Celular: (11) 95312-9878
E-mail: [email protected]