Comprar/Orçamento
(ir para loja)

Menu

Torre Resfriamento

Enchimento para torre de resfriamento

Enchimento para torre de resfriamento Enchimento para torre de resfriamento Enchimento para torre de resfriamento Enchimento para torre de resfriamento

DEFINIÇÃO ENCHIMENTO PARA TORRE DE RESFRIAMENTO

O enchimento para torre de resfriamento tem a função importante de aumentar a área de contato das gotas de água quente proveniente dos bicos aspersores montados no conjunto distribuidor de água.

Quanto maior a área, maior o contato da água com o fluxo de ar que provocará o seu resfriamento.

Existem vários tipos de enchimento utilizados em torres de resfriamento, cada qual com suas características próprias, e que influenciarão diretamente no desempenho de troca térmica da torre.

CARACTERÍSTICAS DO ENCHIMENTO PARA TORRES DE RESFRIAMENTO

Também conhecido como miolo, recheio ou colmeia para torres de resfriamento, dependendo do modelo, o enchimento pode ser considerado e componente mais crítico de uma torre de resfriamento, pois a sua colaboração para o resfriamento da água é maior que os demais componentes, e a sua complexidade de escolha também requer muitos cuidados.

O enchimento para torres de resfriamento pode variar entre modelos como o enchimento grade trapezoidal, enchimento filme, enchimento barra triangular, enchimento ripa, bandeja e muitos outros. É possível chamar estes modelos de famílias, pois há uma grande variedade mesmo entre cada um deles. Por essa razão é importante identificar fornecedores com uma ampla linha de opções, e que seja capaz de identificar a solução mais adequada para cada aplicação.

Os enchimentos disponíveis para torres de resfriamento são produzidos em PVC, PP (polipropileno), PET, madeira e outros materiais. Dentro de cada categoria de enchimento para torre de resfriamento, encontramos algumas diferenças que provocam grandes mudanças em termos de resistência, durabilidade, desempenho e riscos operacionais.

A resistência de um enchimento depende, principalmente, de seu projeto. Para maximizar os seus lucros, muitos fabricantes acabaram fugindo do projeto original dos enchimentos utilizados em torres de resfriamento, e isso inclui também os fabricantes. Os enchimentos se tornaram mais fracos, com redução de espessuras e reforços, e muita diminuição de material em sua fabricação.

O enchimento tipo grade, por exemplo, mudou muito em relação aos primórdios de seu desenvolvimento. Mas, ao contrário do que deveria ocorrer, essa mudança não foi evolutiva, mas sim destrutiva. Com segmentos em menor quantidade, mais finos e mais frágeis, o rendimento térmico caiu muito em função da grande diminuição da área específica de muitas cópias “econômicas” de enchimento grade ofertadas hoje pelo mercado.

A matéria-prima de fabricação passou a ser o reciclado de baixa qualidade, e o enchimento grade passou a sofrer com os produtos químicos usados no tratamento de água de uma torre de resfriamento, tornando-se quebradiço com facilidade.

O enchimento filme para torre de resfriamento também passou por um processo de redução de custos e desatualização. Enquanto os produtos europeus evoluíram em design e desempenho térmico, muitos fabricantes ainda utilizam perfis de muitas décadas passadas, PVC de baixa qualidade que se deteriora com o tempo, retém muita sujeira e sequer consegue formar a necessária película superficial para aproveitar a maior área específica deste tipo de enchimento, resultando em baixo rendimento quando utilizado em torres de resfriamento.

Enchimentos de torre de resfriamento como o barra triangular e o ripa perderam suas boas qualidades originais. São imitações limitadas de modelos que tinham uma boa funcionalidade.

É importante que se reconheça o enchimento de torre de resfriamento como o componente mais importante do equipamento, e lhe dê a devida atenção.

É comum muitos usuários saírem no mercado para comprar torres de resfriamento acreditando que os equipamentos instalados não atendem mais suas demandas, quando na realidade o enchimento utilizado não é capaz de aproveitar a área disponível da torre para proporcionar uma maior troca térmica. Uma torre com a metade do tamanho de outra pode oferecer um desempenho específico maior do que esta outra, pelo simples aproveitamento de seu volume interno com um enchimento capaz de oferecer rendimento máximo.

Enchimento para torres de resfriamento não são iguais. Há uma grande variedade de opções, mas muitos fornecedores trabalham com apenas um ou dois modelos, na maioria opções de baixo custo que maximizam os seus lucros.

É preciso dar mais importância ao enchimento para uma torre de resfriamento, pois o retorno do investimento é certo quando a escolha é bem feita.

Se desejar conhecer melhor o trabalho que foi realizado e tirar dúvidas encontradas, entre em contato com nosso departamento técnico.

Entre em Contato com a Termoparts - Torre de Resfriamento

Endereço: R. Dr. Sérvulo Corrêa Pacheco e Silva, 328 - Novo Itu - Itu/SP, 13301150

Telefone: (11) 2429-2643 - Celular: (11) 95312-9878

E-mail: [email protected]


Menu

Torre Resfriamento