A árvore de distribuição para torre de resfriamento é também conhecida como distribuidor de torre de resfriamento, portanto, os mesmos comentários feitos para a segunda valem para a primeira.
A árvore de distribuição de uma torre de resfriamento, como já dissemos, também conhecida como distribuidor de torre de resfriamento, formada por tubos e bicos aspersores, ou canais de distribuição, é responsável por coletar a água na entrada da torre e promover a sua distribuição de forma mais homogênea possível sobre o conjunto interno de enchimento.
A função da árvore de distribuição de uma torre de resfriamento é espalhar as gotas de água uniformemente por toda área do enchimento, evitando que alguns pontos recebam maior volume de água do que outros, que chegam mesmo a apresentar áreas secas por falha de operação em razão do projeto ou da construção incorreta da árvore.
Quanto mais precisa for a distribuição da água no interior da torre de resfriamento, melhor será a sua eficiência em função da maior área molhada.
É preciso sempre lembrar que a torre de resfriamento é um equipamento que utiliza em seu processo de funcionamento o efeito de redução térmica pela evaporação da água, e quanto maior a área molhada, mais esse efeito será intensificado.
A árvore de distribuição de uma torre de resfriamento convencional pode ser fabricada de diversas formas, sendo as mais comuns aquelas que funcionam por pressão ou gravidade.
A distribuição por pressão é feita com o uso de tubos de aço, de PVC, de PRFV (plástico reforçado com fibra e vidro), ou ainda com uma tubulação de PVC reforçada com fibra de vidro, sendo esta última a mais recomendada pela sua maior resistência e leveza.
A distribuição por canais ou canaletas é formada por passagens em “U” abertas, metálicas ou em fibra de vidro, e desta forma não são pressurizadas, conhecidas, portanto, como distribuição por gravidade.
Esses conjuntos são montados em suportes de apoio, metálicos ou em PRFV, e ocupa toda a área da torre sobre o enchimento.
Apesar da árvore de distribuição de uma torre de resfriamento parecer algo simples numa rápida observação, a tecnologia utilizada em sua fabricação envolve cuidados especiais, tanto no sistema pressurizado como naquele por gravidade.
A correta distribuição dos ramais, seu formato, construção e altura (no caso do sistema de gravidade) e o correto posicionamento dos tubos, suas derivações e diâmetros variáveis (no caso da distribuição pressurizada) devem ser bem estudados e realizados para fornecerem aos bicos aspersores as condições necessárias para que a distribuição de água ocorra de forma eficiente.
O fluxo de água e a quantidade de bicos são calculados para atender uma curva de operação característica do processo de resfriamento da água de uma torre de resfriamento. Menor quantidade de água reduz o desempenho da troca térmica, enquanto que a vazão excessiva anula essa troca dependendo das condições de operação e de projeto. Essa curva é obtida no projeto térmico, e obedece a leis físicas e dados experimentais pertinentes ao assunto.
Ao comprar uma árvore de distribuição de água para torre de resfriamento é preciso cuidado para que o desfecho não vire um grande pesadelo.
Esse componente, apesar da simplicidade aparente, exige muitos cuidados de dimensionamento, de tecnologia e de fabricação, que se não forem observados, provocarão consequências desastrosas para o resto de sua vida útil, com constantes entupimentos, baixo rendimento de operação, redução bastante significativa da capacidade de troca térmica da torre e até perda elevada de água, além de outros problemas.
A sustentação do conjunto também requer cuidados especiais, pois o peso do conjunto quando preenchido pela água durante a sua operação é elevado, e nas partidas de equipamento o golpe dos movimentos da água ao preencher o sistema pode facilmente provocar o seu rompimento. Além disso, apesar de indesejável, a vibração de uma torre de resfriamento pode, ao longo do tempo, provocar a quebra da árvore de distribuição, e por essa razão a sua fixação deve compensar estas vibrações, e a sua construção deve sofrer uma análise cuidadosa de deformação, deslocamento e tensões, através de métodos como o estudo dos elementos finitos.
Quando necessitar comprar uma árvore de distribuição de água para a sua torre de resfriamento, confie na experiência da engenharia da Termoparts, especialista no assunto.
Se desejar conhecer melhor o trabalho que foi realizado e tirar dúvidas encontradas, entre em contato com nosso departamento técnico.
Endereço: R. Dr. Sérvulo Corrêa Pacheco e Silva, 328 - Novo Itu - Itu/SP, 13301150
Telefone: (11) 2429-2643 - Celular: (11) 95312-9878
E-mail: [email protected]