Cuidados na Compra de Enchimento Grade

Como em todo ramo, o de mercado de peças para torres de resfriamento também possui as suas armadilhas. Na hora de comprar peças para a sua torre, as “ofertas” apresentadas pelo mercado podem se tornar grandes dores de cabeça. É preciso cuidado para não fazer um mau negócio.

Para reduzir custos e aumentar suas margens, muitos fornecedores diminuem a qualidade dos seus produtos, e essas diferenças são muitas vezes visíveis e bastante evidentes, outras vezes não aparecem numa análise mais simples. Para melhor orientação, resolvemos desenvolver esse texto na tentativa de ajudar a identificar os problemas mais comuns encontrados hoje em nosso mercado.

Sempre solicite uma amostra do material que está comprando, e depois confirme se o material que recebeu é exatamente igual à amostra enviada.

Enchimento de Contato (Enchimento de grade)

O enchimento de contato, conhecido também como enchimento grade, é talvez o produto que apresenta a maior incidência de problemas.  Relacionamos a seguir os problemas mais simples de serem identificados, mas que trarão muito maior segurança à sua compra.

Aberturas Maiores (Sem Reforço)

Existem dois tipos de aberturas utilizadas nas grades, uma ampla e outra estreita. Normalmente a abertura mais ampla é utilizada com água muito contaminada com sólidos suspensos (bastante suja).

São raras as situações onde a necessidade da grade de abertura ampla é necessária. Porém, é evidente que a grade que apresenta abertura maior utiliza menos matéria-prima em sua fabricação, reduzindo muito o custo de fabricação. O mercado tem oferecido indistintamente a grade com maior abertura para qualquer aplicação, o que não é correto.

É fácil perceber que falta um segmento em cada abertura, o que obviamente enfraquece a estrutura da grade, deixando-a mais frágil e, portanto, sujeita a deformações com o tempo de uso.

Essas deformações acabam por danificar os sistemas de encaixes, fazendo com que as peças se soltem dos blocos montados ou tornem sua desmontagem para limpeza uma operação impossível.

Com a diminuição da área de contato com a água, justamente pela falta desses segmentos, há também uma grande queda de rendimento da torre, que passará a resfriar menos a água.

Abaixo podemos notar a diferença entre os dois tipos de grade. No total são excluídos, na grade com maior abertura, mais de 200 segmentos !!! Uma economia enorme para o fabricante, um prejuízo gigante para o comprador.

Não adquira grades com menos de 380g de peso por camada de 300x1200mm, o que já denota economia de material e sério comprometimento na qualidade do produto

Aberturas Obstruídas 

Devido à baixa qualidade dos moldes de injeção, e a falta de manutenção destas ferramentas, diversos problemas acabam ocorrendo na constituição da peça. Um dos mais comuns é o “vazamento” do plástico (PP) entre os canais de injeção. Isso acaba por obstruir as aberturas e causar problemas para a circulação do fluxo de ar do ventilador, além de demonstrar o pouco cuidado na qualidade de fabricação da peça.

Podemos ver abaixo a diferença entre uma abertura com problemas de “vazamento” de injeção, e outra peça corretamente fabricada.

Espessura dos Segmentos

Ainda com o objetivo de minimizar os custos, os fabricantes vêm diminuindo a espessura dos segmentos da grade para maior economia de matéria-prima, com o argumento de que isso torna as peças mais leves e fáceis de manipular. O que ocorre na verdade é uma grande perda de resistência mecânica e uma diminuição óbvia do tempo de vida útil das peças, além de diminuir o contato com as gotas de água e reduzir o rendimento térmico da torre.

O enfraquecimento da grade também dificulta sua desmontagem, tornando-a muito mais frágil nesta operação, o que acaba por danificar os encaixes.

Veja nas fotos abaixo a diferença de uma grade “enfraquecida” com outra corretamente fabricada.

Encaixes Frágeis 

A redução dos custos também atingem os encaixes da grade, e normalmente muitos blocos já chegam com diversos pinos ou furos danificados, e até mesmo com partes do bloco totalmente soltas. Isso não tem reparo senão com a substituição das peças danificadas. Porém, a tentativa de trocar estas peças acaba por aumentar os danos, em função do esforço que ocorre nos demais pontos de encaixe.

Veja abaixo um exemplo de pino mal fabricado e danificado com o transporte ou o manuseio. Logo em seguida, uma foto de um pino fabricado para suportar maior esforço.

Outras Falhas de Fabricação

Ainda em função da baixa qualidade do molde, falha na sua conservação ou outros problemas de qualidade, muitos defeitos bem visíveis são encontrados em diversos tipos de enchimento grade, relacionados com falhas de injeção.

A foto abaixo mostra alguns defeitos de fabricação que ilustram estes problemas.

Matéria-Prima de baixa qualidade

Depois que o mercado conheceu o material reciclado, os critérios para utilização de matéria-prima mudaram muito, para pior. O PP utilizado como matéria-prima passou a receber diversos outros componentes que acabaram alterando significativamente a qualidade final dos componentes. Eles ficam mais sujeitos aos ataques dos componentes químicos presentes na água e à temperatura de exposição, tornando-se quebradiço em curto espaço de tempo.

Especificações desejáveis para enchimento grade

Para maior segurança, observe as seguintes características (especificações) obrigatórias:

  • Formato trapezoidal inclinado;
  • Polipropileno (PP) de boa qualidade (peça amostra ou certificado de ensaio);
  • Blocos com peças na dimensão de 300x300mm (peças maiores é uma economia para o fabricante, mas um problema para o comprador);
  •  Peso mínimo de 380g por camada de 300x1200mm ou de 475g por camada de 300x1500mm (pesos inferiores representam economia de material, com segmentos mais estreitos e aberturas mais largas – em outras palavras, fragilidade e baixo rendimento);
  • Exija produtos fornecidos por fabricantes que atendam sempre as normas internacionais do CTI (Cooling Technology Institute), consultando o próprio site do órgão para identificar se o fabricante é membro, e exigindo esta informação nas propostas e no termo de garantia;

Tenha muita cautela em adquirir enchimento grade para a sua torre. Existem diversos modelos disponíveis no mercado, mas o acabamento do produto, sua resistência mecânica, a matéria prima utilizada e o seu peso estão diretamente ligados à qualidade do produto, sua durabilidade e eficiência térmica (pesos específicos de camada menores que 380g já denotam baixa qualidade do produto).

Baixar Informativo de Enchimento Grade

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.