Artigos, Novidades

Torres de resfriamento podem ser mudadas de localidade?

Você já tem torres de resfriamento e muitas vezes uma empresa decide se mudar de localidade, e quer aproveitar uma torre de resfriamento existente. Outras vezes ela adquire uma torre usada de outra empresa e quer trazê-la para a sua empresa.

Essa mudança é possível? Posso mudar torres de resfriamento de uma localidade para outra?

Torres de resfriamento
Torres de resfriamento

A mudança de uma torres de resfriamento instalada numa localização para outro local mecanicamente é normalmente possível.

Dependendo de sua construção e de outros fatores, ela pode ser desmontada ou transportada por completo. Um especialista pode ajudar a orientar essa mudança sem causar danos estruturais ao equipamento. Se a bacia de água fria for de concreto, uma nova bacia deverá ser construída no novo local de instalação.

A tubulação também deverá ser readequada, e dependendo das condições de instalação, talvez a bomba que promove a circulação de água também precise ser redimensionada.

Torres de resfriamento de marcas confiáveis como Alpina, Alfaterm, Annemos, Korper, Vettor e outras possuem estruturas bem reforçadas para uma mudança mais segura.

Mudar de local torres de resfriamento altera o seu desempenho térmico?

As torres de resfriamento são projetadas para uma determinada condição de trabalho, que leva em consideração, entre outros fatores, a altitude do local e a temperatura de bulbo úmido da região, que varia em todo território brasileiro.

Outros fatores, como a nova vazão de trabalho, seu distanciamento de paredes e outros obstáculos também interferem no desempenho da torre, mas a altitude e a temperatura de bulbo úmido do local são elementos de grande importância.

Não se tratando de condições extremas, como de uma torre de resfriamento instalada numa região alpina (difícil imaginar esta necessidade) e outra no litoral ao nível do mar, algumas vezes a perda ou o ganho de desempenho são aceitáveis e até passíveis de ajustes, mas em outros casos essas diferenças pode ser um grande problema.

Com relação ao desempenho térmico, como posso antecipar a sua variação ao mudar uma torre de resfriamento de um local para outro?

Não é difícil antecipar as mudanças de comportamento de uma torre de resfriamento de um local para outro.

Um estudo térmico feito por um especialista pode determinar as suas mudanças em relação ao desempenho, e até oferecer alternativas para readequá-la em caso de uma possível perda de desempenho sempre visando um custo acessível.

Fabricantes de torres sempre vão orientar pela compra de uma torre nova, afinal este é o objetivo principal de um fabricante de torres de resfriamento, mas quase sempre isso não é necessário se a torre for trabalhar em condições de menor variação.

Óbvio que ninguém deverá mudar uma torre de resfriamento próxima à beira mar para uma região alpina, como no exemplo exagerado que demos acima, então possíveis readequações são quase sempre possíveis.

O custo para um estudo de viabilidade de aproveitamento de uma torres de resfriamento e sua readequação, se necessária, são elevados?

Estes estudos exigem cálculos de engenharia e estudos de recapacitação. Os recursos de engenharia para estes cálculos, portanto, não mudam muito de uma torre pequena para uma torre grande. E se este estudo já demonstrar compatibilidade de mudança, a engenharia de recapacitação nem é necessária.

Assim, quanto maior a torre, menos o impacto dos estudos sobre o seu preço.

Muitas vezes é preciso levantar os dados operacionais da torre por não existir essa informação, ou mesmo atualizá-los se forem muito antigos, já que, por conta das mudanças climáticas nos últimos anos, as torres sofreram mudanças no comportamento de troca térmica.

Então, como devo proceder antes de mudar de local uma torre de resfriamento?

Consulte um especialista imparcial (Entre em Contato), que preferencialmente não seja fabricante ou não esteja ligado a um fabricante, para que se tenha um laudo também imparcial e não voltado ao interesse de vender uma torre nova.

A Termoparts realiza estudos de impacto para mudanças de localidade de torres de resfriamento, de avaliação térmica e de desempenho, e estudos de recapacitação para aumento da capacidade de troca térmica para qualquer modelo de torre, nacionais ou importadas. (Conheça nossos serviços)

Gostaria de mais informações acesse: http://torreresfriamento.com.br/tr/24/torre-de-resfriamento-funcionamento/o-que-e-uma-torre-de-resfriamento/

Este texto é propriedade intelectual da Termoparts Equipamentos Industriais, e está protegido pelas leis de direitos autorais, não sendo permitido a sua cópia, divulgação, reprodução ou qualquer outro uso não autorizado pelo seu autor. A não observação destas exigências implicará em sanções legais aos infratores.