Artigos

Enchimento para torre de resfriamento é tudo igual?

O que é uma torre de resfriamento de água?

A princípio a torre de resfriamento tem o objetivo de reduzir a temperatura da água.

Num processo industrial, a água aquecida que retorna do processo industrial é resfriada para um novo ciclo de uso, evitando-se, assim, que seja desperdiçada ou retorne ao meio ambiente, prejudicando, por exemplo, os rios, que sofreriam com a elevação de temperatura provocando até acidentes ecológicos.

O reaproveitamento de água também reduz os custos operacionais, e faz com que a empresa também atenda as exigências legais.

Como a torre de resfriamento reduz a temperatura da água?

Depois de ganhar calor no processo industrial, seja pelo resfriamento de produtos ou máquinas, a água quente circulante nas tubulações é direcionada à torre de resfriamento.

Essa água é distribuída pela área da torre, e em contato com o fluxo de ar perde temperatura por um processo de evaporação.

Quanto maior for a área molhada em contato com o ar, melhor a troca térmica e mais eficiente será a redução da temperatura da água.

Qual a função do enchimento de uma torre de resfriamento de água?

O enchimento tem justamente a função de aumentar a área molhada e reduzir a velocidade de queda das gotas, aumentando a exposição da água quente ao fluxo de ar.

Ele pode ser construído de várias formas, sendo os mais comuns o enchimento grade, enchimento filme ou colmeia, enchimento bandeja, enchimento barra, entre outros.

Cada aplicação exige um modelo diferente de enchimento, tendo em vista as características do processo e da água.

Além dos diversos tipos de enchimento, existem diferenças entre mesmos modelos de enchimento de diferentes fabricações?

Sim, existem muitas diferenças.

Antes de mais nada ao longo dos anos, como qualquer outro produto tecnológico, o enchimento de uma torre de resfriamento também sofre aprimoramentos, melhorando suas características técnicas e oferecendo resultados ainda mais eficientes no seu desempenho, além de maior resistência e durabilidade.

Quais as diferenças que podemos encontrar no mesmo modelo de enchimento de diversas fabricações?

A área de contato é uma das características mais importantes de um enchimento. Modelos antigos, ou modelos que sofreram reduções de custos (a maioria), oferecem menor área molhada (área de contato), e isso provoca uma queda de rendimento da torre.

Além da área de contato, os perfis, muitas vezes parecidos, apresentam diferentes características aerodinâmicas, aumentando a perda de carga, ou seja, prejudicando o fluxo de ar.

Os enchimentos para torres de resfriamento também podem conter aditivos para oferecer melhor formação de película de água, para menor retenção de sólidos (diminuindo o risco de entupimentos e aumentando os períodos entre limpezas), para reduzir os efeitos dos ataques químicos e biológicos, para evitar a propagação de chamas, etc.

Como podemos identificar a qualidade de um enchimento para torre de resfriamento de água?

Muitas vezes visualmente notamos facilmente as características construtivas de um enchimento.

É fácil perceber a redução da área de contato, a sua fragilidade, muitas vezes provocadas pela redução de custos, diminuindo a quantidade de matéria-prima ou modificando as características construtivas do enchimento.

Mas, muitas características de baixa qualidade não podem ser reconhecidas visualmente, e somente ensaios confiáveis podem identificar com precisão as verdadeiras qualidades do produto.

Todo enchimento para torres de resfriamento possui realmente as qualidades mencionadas pelos fabricantes?

Na maioria das vezes não. Esse é um triste fato. Muitos fabricantes apenas copiam as especificações de outros fabricantes, literalmente, para evitar que os seus produtos pareçam inferiores. Uma prática muito comum no mercado hoje.

Como buscar o melhor enchimento para a minha torre de resfriamento de água?

Muitos fabricantes tentaram copiar produtos para torres de resfriamento.

Normalmente são empresas dedicadas a injeção ou extrusão de todo tipo de produto, e não são especialistas no segmento específico de torres de resfriamento, sequer dominando esta tecnologia.

Suas especificações são apenas copiadas de outro fabricante, e vendidas como “similar”, “equivalente” ou mesmo “idêntica”, mas sem possuir estas qualidades de fato.

É importante sempre buscar fabricantes especializados, que desenvolvem produtos, aprimoram estes produtos conforme a evolução tecnológica, que fornecem especificações por escrito e com garantia de veracidade.

O fornecedor tem que ser confiável e especializado no que oferece.

O mercado hoje está dominado por produtos de baixa qualidade, que entopem rapidamente, se deformam ou ressecam, e apresentam baixo rendimento.

Os usuários hoje têm reclamado com muito mais frequência sobre a perda de rendimento da torre e outros problemas que surgem após uma troca de enchimento.

Enchimentos de melhor qualidade são mais caros?

Não! Produtos de baixa qualidade são mais caros, pois apesar de terem um preço ligeiramente inferior (muitas vezes nem isso), eles reduzem a eficiência do equipamento, causam prejuízos à produção, apresentam baixa durabilidade e resistência mecânica inferior, necessitam de intervenções mais frequentes para substituições ou limpezas já que sofrem com entupimentos precoces, aumentam o consumo de água exigindo maior volume de reposição, além de outros custos provocados pela sua baixa qualidade.

Ao final, um produto inferior vai sair mais caro para o usuário, e isso em curto prazo.

A TERMOPARTS desenvolve há muitos anos produtos para torres de resfriamento. Estes componentes são criados a partir de estudos e ensaios tecnológicos, desenvolvimento de protótipos e testes, e utilizam a melhor tecnologia disponível no momento.

A TERMOPARTS fabrica os componentes originais para torres de resfriamento do mercado, além de modelos premium de qualidade e desempenho superiores para aplicações mais exigentes.

A TERMOPARTS também é a única empresa do mercado a utilizar aditivos especiais em sua linha de enchimentos, e por isso seus componentes apresentam melhor desempenho pela melhor formação de película de água, menor entupimento pela superfície de baixa aderência exclusiva de seus produtos, que também não sofrem com a maioria dos reagentes químicos e biológicos encontrados na água.

A utilização de matéria prima reciclada ou composta de componentes misturados de outras sobras de produção prejudicam a qualidade de um enchimento ou de qualquer outro componente de uma torre de resfriamento, e a TERMOPARTS trabalha somente com produtos de alta qualidade, virgens ou de alta pureza.

Mesmo enchimentos vendidos pelo mercado como sendo de matéria-prima virgem ou de alta pureza são, na verdade, sobras de reciclagem de baixa qualidade, que apresentam rendimento inferior, baixa durabilidade, pouca resistência mecânica e elevada aderência de sujeira, além de baixa precisão de fabricação.

Na hora de adquirir enchimento para torres de resfriamento, a especialização de uma empresa que desenvolve, projeta e fabrica os melhores componentes do mercado é a garantia de uma compra segura e de um resultado seguro.

 

Enchimento Filme para torre de resfriamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Enchimento Filme Colmeia Termoparts TEF 19 (foto acima) é um exemplo de atualização tecnológica de um produto.

Fabricado com PVC virgem, é o único do mercado com aditivos que aumentam a capacidade de formação de um filme molhado na superfície do enchimento, é antichama, possui aditivos para reduzir a aderência de sólidos suspensos e dissolvidos, reduzindo os riscos de entupimento e aumentando a vida útil do componente, e possui um estrutura complexa capaz de oferecer maior eficiência e menor resistência na passagem de ar.

Este é o único enchimento filme do mercado que reúne estas características, inclusive patenteadas.

Enchimento Barra para torre de resfriamento

O mais moderno e eficiente enchimento barra triangular do mercado é um produto exclusivo, desenvolvido pela Termoparts, e o único que não provoca perda de desempenho térmico na torre de resfriamento.

A tabela abaixo mostra os resultados da evolução tecnológica do produto comparado ao modelo TEB 32, também de fabricação da Termoparts (muito copiado mas com uma qualidade inferior), que agora é substituído pelo TEB 40.

Enchimento torre de resfriamento

Para mais detalhes, entre em contato com a Termoparts, uma empresa independente especializada em Torres de Resfriamento nacionais e importadas, com desenvolvimento e fabricação própria de produtos, utilizados, inclusive, por fabricantes de torres nacionais ou importadas.

Gostaria de mais informações acesse: http://torreresfriamento.com.br/tr/24/torre-de-resfriamento-funcionamento/o-que-e-uma-torre-de-resfriamento/

Este texto é propriedade intelectual da Termoparts Equipamentos Industriais, e está protegido pelas leis de direitos autorais, não sendo permitido a sua cópia, divulgação, reprodução ou qualquer outro uso não autorizado pelo seu autor. A não observação destas exigências implicará em sanções legais aos infratores.