Artigos

Cuidados na Compra de Bicos Aspersores (Spray)

Bicos Aspersores para Torres de Resfriamento

Bico para torre de resfriamento

Bicos Aspersores, também conhecidos como bicos spray, bicos pulverizadores ou aspergidores, quando utilizados em torre de resfriamento, são responsáveis por pulverizar, ou “espalhar” a água quente sobre o enchimento da torre, aumentando a área de contato da água com o enchimento e o ar.
Sem eles a água cairia de forma concentrada e não permitiria a formação das gotículas necessárias para molhar o enchimento.

Bicos pulverizadores podem parecer todos iguais, já que muitos modelos hoje são padronizados, mas possuem características bem diferentes na prática, e isso é muito importante para o bom desempenho da Torre de Resfriamento.

Os bicos aspersores para torres de resfriamento podem conter várias composições em sua fabricação, desde os convencionais até aqueles com formulação própria, com componentes especiais para diminuírem a incrustação de resíduos e melhorarem a distribuição de água.
Dependendo da qualidade da água e da sua concentração de sólidos suspensos, os bicos podem entupir rapidamente. Normalmente os bicos aspersores são selecionados de acordo com a aplicação e as características da água, mas o entupimento é inevitável com o tempo.
Atualmente o mercado dispõe de bicos fabricados com aditivo que reduzem a incrustação. Esse aditivo é conhecido pela referência TPAQ6412, o mesmo utilizado pelo enchimento grade e outros produtos em PP (polipropileno), também utilizados em torres de resfriamento.
Mas, cuidado, pois alguns fabricantes informam que usam esse aditivo em seus componentes, mas isso não ocorre de fato.
Exija sempre o certificado de qualidade do produto com essa inclusão, por escrito.

Bico aspersor para torre de resfriamento

A qualidade do material utilizado em sua fabricação também é muito importante.
Como acontece também em outros segmentos, em busca de redução de custos de produção, muitos fabricantes utilizam material reciclado de baixa qualidade, que provocam mais incrustação de sujeira, menor durabilidade, ressecamento e outros problemas.

Além destes problemas mencionados, muitos bicos são produzidos com moldes muito antigos ou de baixa qualidade, o que prejudica a instalação pela falta de precisão no sistema de rosca ou encaixe.
A cópia mal feita de bicos por empresas de injeção que não são especializadas em torres de resfriamento tem causado inúmeros problemas em equipamentos, principalmente com a perda de eficiência.
Estes fabricantes ainda copiam as curvas de trabalhos de bicos de outros fabricantes sérios, mas que na verdade em nada se assemelham às características do produto de menor qualidade.

O funcionamento de um bico se baseia em caraterísticas representadas em sua curva de operação, que apresenta a abertura ideal do leque ou do cone de água nas condições de pressão e vazão adotadas.
Os bicos devem cobrir toda a área do enchimento da torre de resfriamento, sem deixar partes secas que não participarão da troca térmica (todo o enchimento deve estar molhado).

Bicos Aspersores, também conhecidos como bicos spray ou pulverizadores, utilizados em torre de resfriamento, são responsáveis por pulverizar, ou “espalhar” a água quente sobre o enchimento da torre, aumentando a área de contato da água com o enchimento e o ar.

Bico aspersor para torre de resfriamento

Exija sempre o certificado de garantia do bico fornecido, contendo o número do lote de fabricação, validade, características do material utilizado em sua fabricação, utilização de aditivo de redução de incrustação e a compatibilidade com o equipamento onde será aplicado.

Bicos aspersores de má qualidade reduzem o desempenho da torre de forma bastante significativa, e apresentam baixa durabilidade.

A Termoparts possui todas as opções de bicos do mercado, sendo que os de fabricação especial são exclusivos da Termoparts e não possuem equivalentes no mercado.

A diferença entre um bico convencional e outro de formulação especial pode ser confirmada junto às inúmeras instalações para as quais fornecemos estes modelos, como o caso da CSN, que depois de tanto sofrer com os problemas de temperatura da água, obteve um ganho muito significativo com a troca do bico original por um de formulação exclusiva, solucionando definitivamente e com folga os problemas de falta de rendimento térmico que experimentava antes.

A linha de produtos da Termoparts contempla inúmeras opções, desde os modelos originais, que habitualmente fornecemos aos fabricantes de torres e aqueles que querem um produto mais econômico, até os modelos especiais exclusivos, que apresentam os resultados superiores mencionados acima.

A Termoparts também é a única fornecedora dos bicos de inox importados para aplicações especiais e resultados superiores, por um preço mais acessível comparado aos modelos convencionais.

Antes de adquirir bicos aspersores para a sua torre de resfriamento, consulte a Termoparts e conheça todos os modelos e as suas respectivas vantagens.

Conheça a nossa linha de bicos aspersores: AQUI

Material protegido por direitos autorais. Proibido a reprodução.